O que é consórcio? Como contratar essa modalidade de crédito?

O que é consórcio? Como contratar essa modalidade de crédito?

O que é consórcio? Essa é a primeira pergunta que os consumidores devem fazer antes de contratar essa modalidade de crédito, existe uma tendência de crescimento da procura desse formato de crédito.

Essa é uma forma mais simples e acessível de realizar o seu sonho, seja comprar uma casa ou fazer uma viagem! 

O que é um consórcio? Entenda essa modalidade de crédito: https://www.meuportalfinanceiro.com.br/o-que-e-um-consorcio/

Por isso, saiba tudo a seguir e tire suas dúvidas. 

O que é consórcio?

Basicamente, para responder o que é consórcio, basta ter em mente que trata-se de uma modalidade de compras baseada na união das pessoas, tanto físicas quanto jurídicas. 

Essa união tem como objetivo formar uma poupança e investir em bens, sejam imóveis, automóveis ou serviços. 

Esse grupo de pessoas é formado a partir de uma administradora de consórcios, as quais devem ser autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Então, esse grupo de pessoas com o mesmo objetivo se une para adquirir um determinado bem.

Sendo assim, o que é consórcio também pode ser comparado com a poupança conjunta, mas com uma garantia de que, no fim desses depósitos, o consumidor estará adequado para investir naquilo que sempre sonhou. 

Quem faz parte do grupo de o que é consórcio também é conhecido como “consorciados” e, são eles que formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura de um documento. 

No final do consórcio, todos os membros de um grupo são beneficiados. Sendo assim, nenhuma das pessoas sai com a mão abanando.

Uma das principais vantagens desse modelo de crédito são seus custos reduzidos, além da facilidade de realizar um planejamento. E, como não há uma grande incidência de juros, as prestações cabem no bolso do consorciado. 

Então, dessa maneira, o consorciado consegue encarar a sua compra parcelada sem comprometer as suas demais finanças. 

Como funciona o consórcio?

Agora que você conhece o que é consórcio, deve compreender o processo para fazer parte de um grupo.

O primeiro passo é entrar em contato com uma administradora para ingressar em um grupo de consórcio. É de responsabilidade da administradora oferecer os produtos aos clientes, além de coordenar todas as etapas para realizar essa compra em colaboração. 

Antes de fechar qualquer acordo, lembre-se de verificar se a administradora é autorizada pelo Banco Central para operar no Brasil. 

Na sequência, você deve aderir ao plano. Assim que escolher o consórcio que melhor atende às suas necessidades, veja a duração desse contrato, qual é o número de parcelas e o valor que será pago em cada uma delas. 

O valor que vai ser pago mensalmente será definido pela carta de crédito dividido e pela quantidade de parcelas do contrato. Vale ressaltar que nesse montante são incluídas taxas administrativas, além de um percentual referente ao fundo de reserva

Quais são os tipos de consórcio que existem?

Existem vários tipos de produtos e serviços que podem ser conquistados a partir de um consórcio. Segundo divulgado pelo Cresol, existem as seguintes modalidades de consórcio no mercado: 

Consórcio de veículos

Um dos primeiros modelos de o que é consórcio é para comprar um veículo, seja novo ou seminovo. 

Basicamente, existem várias faixas de crédito, além de prazos para quitar a dívida em até 100 meses para os carros e 70 meses para as motos.

Vale ressaltar que cabe ao consumidor escolher o modelo, a marca e também o fornecedor de seu veículo, independentemente da região do país. 

Consórcio de imóvel

Os consumidores também podem escolher entre imóveis novos ou seminovos, incluindo aqueles que ainda estão na planta, seja da zona urbana ou zona rural. 

Ainda, o dinheiro pode ser aplicado em construções, além de reformas ou ampliação de um imóvel. 

E consórcio de outros automóveis

Caso queira investir em um automóvel que não seja moto ou carro, os consumidores podem comprar máquinas, caminhões ou outros utensílios encontrados nessas modalidades de veículos. 

E, assim como o que é consórcio de carros e motos, os clientes também podem escolher o modelo e a marca. Além de conseguir quitar a sua dívida em até 100 meses. Essa é a melhor maneira de conseguir uma máquina para auxiliar no seu dia a dia.

o que é consorcio

Consórcio de serviços

Caso tenha interesse em adquirir um produto de qualquer outra natureza, seja para tratamento estético ou viagens, existe a modalidade de consórcio de serviços no mercado. 

Basicamente, é o próprio consumidor que decide onde esse dinheiro será usado, com a possibilidade de financiar um serviço em 100%. 

Nesses casos, os clientes podem quitar a dívida em até 40 meses.

Vantagens de entrar em um grupo de consórcio

Agora que você sabe o que é consórcio, é válido verificar quais são os benefícios dessa modalidade, são elas:

  • Sem nenhuma taxa de juros: Ao contrário de outras modalidades de empréstimo, no grupo de consórcio, nenhuma taxa de juros é cobrada;
  • Maior segurança em seu investimento: Assim que você assina um contrato com o Banco Central do Brasil, você tem total segurança contra suas possíveis perdas financeiras;
  • Poder de compra garantido: Atualmente, todas as administradoras de consórcio fazem uma correção dos valores das cartas anuais.